terça-feira, 13 de novembro de 2007

Parada GLBT reúne duas mil pessoas em Paço do Lumiar

Com o lema: "Um mundo sem racismo, machismo e homofobia", milhares de pessoas participaram na tarde de domigo, dia 11, da I Parada de Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Trânsgeneros) do município de Paço do Lumiar. A manifestação aconteceu pelas ruas do Maiobão e teve concentração na praça do Viva do bairro, local das apresentações musicais. De acordo com a organização, o evento reuniu aproximadamente duas mil pessoas. A parada GLBT foi organizada pelo movimento Passo Livre, de Paço do Lumiar, e recebeu o apoio do grupo Gayvota, Associação dos Transgêneros do Maranhão (Atrama) e Lema (Lésbicas do Maranhão).

Vestidos com brilhos e roupas provocantes e dançando ao som dos trios elétricos, os manifestantes utilizaram a irreverência para tratar de um assunto sério que é recorrente nos centros urbanos como a violência contra lésbicas, homossexuais, mulheres e negros. "O nosso lema não é lutar por apenas uma classe, queremos respeito a todos. Nossa causa é justa", disse o manifestante Carlos Oliveira.

PROVOCAR

A idéia dos manifestantes segue a tendência dos movimentos GLBTs nacionais que este ano teve como tema: "Unidos pela Igualdade". "Queremos provocar a participação da sociedade, levando essas diferenças ao público. As agressões sempre existiram, mas está na hora de mudarmos essa realidade", explicou Girlan Costa de Assis, da comissão organizadora do evento.

A parada deve ter continuidade ano que vem. Atualmente, são realizadas no Maranhão seis paradas GLBTs, nos municípios de São Luís, Bacabal, Caxias, Santa Inês, Itapecuru- Mirim e São José de Ribamar.

O Estado do Maranhão – MA

Nenhum comentário :