terça-feira, 2 de outubro de 2007

Grupo Respeito completará 1 ano de militância em Coroatá

Uma ano já se passou, após o professor Osman Sales voltar de São Luis, a convite da Secretaria de saúde de Coroatá, onde participou do I Treinamento de Homossexuais do Estados do Maranhão e Piauí, realizado pelo Projeto Somos, deste treinamento voltou com a missão de criar a primeira ONG gay em sua cidade, a pacata e conservadora Coroatá. Com a ajuda dos amigos Cleo Freitas, atual editor do DIVERSO e da publicitária Josemara Ximenes, que juntou-se ao time um pouco depois e saiu antes mesmo da reunião de fundação, saiu atrás de pessoas que acreditassem na idéia.
A data usada como referencia para a comemoração do aniversario do GR é a da primeira de todas as reuniões, onde estiveram presentes apenas três pessoas, 06 de outubro de 2006, muitas outras reuniões sucederam a esta para que, no dia mundial de combate a aids, do mesmo ano, o grupo fosse a praça publica anunciar sua criação a estudantes que participaram de gincana educativa. Mas, somente dias mais tarde, 13 de dezembro, acontecera a assembléia de fundação desta a ONG.
Hoje o GR conta com 13 associados, um numero pequeno diante da expressiva comunidade homossexual de sua cidade.
Desde a sua criação o Grupo Respeito tem se mostrado parceiro da Secretaria de Saúde de Coroatá, o que tem permitido que realize ações como palestras, seminários, distribuição de camisinha e material educativo, e que também participe de encontros e de viagens relevantes ao movimento. Neste primeiro ano de vida o Grupo quer agradecer a muita gente, mas principalmente a coordenadora do Programa Municipal de Prevenção as DST/HIV/Aids, a psicóloga Esther Moura, que é madrinha de honra da ONG coroataense.
A direção do Grupo Respeito, que embarca sábado direto a Caxias para II Parada daquela cidade, ainda não divulgou se haverá qualquer comemoração.



Associados do GR na Parada de Sao Luis 2007

Nenhum comentário :