
Qual a avaliação que voce faz da sua gestao no Gayvota?
Eu quando coordenadora tive a preocupação com os projetos que estavam em curso para alcançarem à meta, pois alguns estavam atrasados, e por se tratar de projetos com bons propósitos ao movimento GLBT como o Centro de Referencia, a preocupação e redobrada. Estivemos em vários espaços não só na saúde como antes, partimos a novos rumos e ideais (Diretos Humanos, Educação, Cultura...), eu em particular acredito muito que mantendo um contato com os outros movimentos sociais (Fóruns, Comissões, Conselhos e ate mesmo outras ONG), nos fortalecemos. Afinal ” Juntos somos mais fortes”. Uma vitória, tivemos após a terceira edição da Parada da Diversidade Sexual, pela primeira vez uma com cunho político, sem ser uma festa por festa, uma farra ao nu (nudismo), o tido oba-oba ou trípoli-político, conseguimos uma conscientização do nosso publico para não se ridicularizar e sim pedir respeito. Essa foi nossa, com nossas reivindicações, com nossas propostas, com nossa bandeira de luta. Porem, na minha gestão não pôde fazer mais, pois lamentavelmente fiquei sozinha, poucas pernas pra tantas demandas, daí solicitei uma assembléia e socializei o fato. E de comum acordo disse que não dava mais para eu ficar como estava e então pedi minha saída da coordenação.
Agora que voce nao esta mais no Gayvota, qual sera sua participação dentro da ong, do Lema e do proprio movimento?
Minha luta continua, somente saí da coordenação geral do Grupo Gayvota, continuarei a militar no Gayvota e pelas causas GLBT, porem agora com mais tempo a ser dedicado ao Grupo Lema, sou e serei uma eterna ativista.
O que significa pra voce fazer parte do primeiro casal gay a se casar no Maranhao?
Bom, após dez anos de namoro e vivendo juntas é a realização de um sonho tão esperado e aguardado, Me sinto muito feliz e sei que essa realização tornou-se uma conquista que não é somente minha e da Lêda, mas de todo o público GLBT do Maranhão, e como ativista que somos se fazia necessário colocar na mídia. Tenho certeza que vai abrir possibilidades de outras(os) que vivem juntas a espera desta realização.
O que voce espera dos novos gestores do Gayvota e qual sua relação com eles?
Espero que cumpram as proposta política, no sentido de trabalharmos juntos, termos diálogos, trocar de idéias e experiências para o bom andamento das causas GLBT como um todo, não só o do umbigo. Minha relação com eles e amistosa.
A Parada deste ano saiu como planejada? E voce ainda se surpreende com o publico e a beleza na avenida?
Estaria eu mentindo se dissesse que sim, pois ouve falta de banheiros químicos e policiamento suficiente para a demanda, agora tivemos uma conscientização melhor com relação a pedir respeito sendo desrespeitoso, sempre fui contra alguns homossexuais que vão pra uma parada da diversidade NÚ, como posso pedir respeito? , conseguimos fazer uma coletiva onde também conscientizamos a mídia a não vulgarizar o evento, pois em uma avenida temos varias roupagens, personagem e caricatas bem montadas e produzidas, tantas alegrias e brilhos e ainda assim eles sempre mostravam somente uma minoria que expressavam a ridicularização, ora veja esse é um mega evento reivindicatório, não podemos permitir que isso aconteça.
O que voce acha da organização do movimento homossexual no nosso estado, qual o nivel de organização de nossas ongs?
Lamentavelmente temos muito a aprender, a compartilhar, ou melhor, se permitir a aprender, pois muitos não se deixam a aprender o que às vezes queremos compartilhar. É em quanto não tivermos como um todo esse entendimento, seremos eternamente fracos, pois essa segmentação tem que possuir um eixo, um ideal comum, o bem estar dos GLBTs, não importando se sou lésbica, gay, travesti, transexual ou bissexual, somos HOMOSSEXUAIS e todos sofremos privações, preconceitos e destrato. Vamos nos unir para sermos mais fortes, para derrubar barreiras pra mim, pra voce e pra todos GLBTs.
O que voce acha dos envolvimento de militantes na politica partidaria? e voce nunca pensou em se canditar a vereadora de Sao Luis?
Quando o militante é um ativista, responsável, compromissado... com certeza e aceitável que entre na política, pois saberá utilizar-se de meios para fazer mais políticas publicas para os GLBTs, acredito muito que só sentindo na pele sabe de fato o que se faz necessário. Com relação a minha candidatura houve alguns que fizeram sugestão. O que vocês acham?,
É verdade que você e Leda adotarao uma criança no inicio do proximo ano?
Não, na verdade pensamos em inseminação artificial, não dando certo aí sim partiremos para adoção.
Quais as maiores vitorias do movimento no Maranhao?
Políticas publicas especificas e um grande exemplo, pois lamentavelmente antes do movimento organizado, quando ouvíamos noticias na TV ou jornais do mundo GLS ”os tidos guetos” era só no carnaval ou na pagina policial hoje somos destaques em todas as colunas e espaços, conseguimos leis e alguns direitos negados.
Qual sua opinião sobre a "briga de egos" que existe dentro do movimento e dentro do gayvota, que voce ja foi vitima inumeras vezes?
Acho que ao logo das minhas respostas é possível saber com certeza o que penso, infelizmente sofri, pois imaginava que poderia ser diferente, ter pessoas que você acha ser amigo e, no entanto, ser traída, daí você imagina.
As casadas do ano: Celise seria um bom nome para a Camara de Sao Luis?
Nenhum comentário :
Postar um comentário