segunda-feira, 17 de setembro de 2007

AMOR SEM BARREIRAS - Casal homossexual se une oficialmente em São Luís

Deu no Jornal Pequeno

Por Jôice Borges, Estagiária do JP


FOTO: G. FERREIRA

Lêda e Celise trocam alianças,observadas pelos padrinhos da uniãoAconteceu às 16h de ontem, 14, a cerimônia de união civil entre Celise Regina da Costa Azevedo, coordenadora geral do grupo Gayvota, e Lêda Maria Costa Rêgo, coordenadora do grupo de Lésbicas do Maranhão (Lema). Essa é a primeira união entre homossexuais do estado e a terceira do nordeste. Elas assinaram um contrato de união civil homoafetiva, que garante os mesmos direitos de casais heterossexuais que se casam no civil.
A cerimônia foi realizada no cartório de Registro Civil e de Documentos, no Beco Catarina Mina, que acomodou todas as pessoas que foram prestigiar a união. Amigos heterossexuais, homossexuais e a família compareceram para assistir a união. “Achei bem natural a união delas, não vejo nenhuma anormalidade”, disse William Azevedo, irmão de Celise, que aceitou desde o início e sem nenhum preconceito a união entre as duas mulheres. “Vejo coragem nessa atitude delas em tornar esta união civil possível”, disse Wendel Alencar, amigo e padrinho do casal.
“Me sinto muito feliz pela conquista que não é somente nossa, mas de todo o público GLBT do Maranhão. Essa cerimônia é a primeira a ser realizada no estado, mas tenho certeza que vai abrir possibilidades de existirem outras”, disse Lêda Rêgo, emocionada.
Celise e Lêda estão juntas há dez anos e conseguiram realizar o sonho da união civil com a ajuda da advogada Ana Cláudia Montenegro, que disse ter ficado surpreendida com a aceitação tão rápida do cartório em registrar a união.
“Para mim é uma honra estar presente nesta cerimônia pela confiança que elas colocaram em mim”, disse a advogada.O casal tem planos de ter filhos ainda no ano que vem, o que será possível graças a uma inseminação artificial que Lêda, muito feliz em “aumentar a família”, vai fazer no mês de fevereiro de 2008.

Nenhum comentário :