quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Parada gay leva milhares à Litorânea, São Luís

Irreverência e repúdio à homofobia foram a tônica da parada, que se transformou em uma grande e animada festa

Alegria, a irreverência e as manifestações de repúdio ao preconceito e à intolerância tomaram conta da Litorânea no dia 05 de agosto, na IV Parada da Diversidade Sexual de São Luís que abordou mais uma vez o tema “Homofobia é crime”. Um grande número de pessoas assistiu ao desfile dos trios elétricos que participaram do evento, encerrado com o show da cantora Teresa Canto.
A movimentação na orla marítima teve início nas primeiras horas da tarde e, segundo números divulgados em cima do trio pela afitriã da festa, Latoya Winsk, que comandou o trio oficial “Matrix”, foram mais de 150 mil pessoas, contra 12 mil da edição passada. Com este número expressivo a Parada da Diversidade de São Luis já é a segunda maior do Nordeste do país.
Sob a coordenação do Grupo Gayvota e Grupo Lésbico do Maranhão (Lema), a parada chamou a atenção para o projeto de lei n° 122/o6, que deverá ser votado no congresso, o projeto trata da criminalização da homofobia, antes e durante o evento a organização da Parada recolheu assinaturas para enviar ao Senado Federal em apoio a esta lei.
Durante a festa houve distribuição de materiais educativos sobre prevenção de DST/Aids e camisinhas. Um dos trios, o da Rádio Mirante FM e Boate OBS, levou para avenida a musica eletrônica com performance dos modelos paulistas Jorson Muniz e André Moraes. Apoiando o Gayvota estiveram muitos outros grupos organizados do Maranhão como Grupo Respeito (Coroatá), Movimento Alternativo (Paço do Lumiar), Passo Livre (Paço do Lumiar), Flor de Bacaba (Bacabal), Atrama (S. Luis), As Borboletas (Floriano), entre outros. Aguarde, próximo ano tem mais...

Grupo Respeito na IV Parada

O Grupo Respeito – GR, da cidade de Coroatá, instituído em outubro de 2006, participou de sua primeira parada como grupo organizado e a primeira parada para a maioria de seus membros, uma grande maioria de jovens. A caravana do GR chegou na ilha nas primeiras horas da tarde do dia 05, composta por um pequeno número de 12 pessoas, que representaram, o ainda não muito mobilizado, movimento homossexual coroataense. Os jovens, muito nunca tinha ido a uma parda, como os próprios diretores do GR, ficaram deslumbrados com o que presenciaram: a liberdade de ser o que realmente é, sem restrições. Ao cair da noite saíram atrás do trio e de diversão, fizeram sucesso na avenida e foram super requisitados para fotos e fizeram também, com figuras da avenida.
Infelizmente, tiveram que voltar para Coroatá, a contra gosto, assim que Teresa Canto desceu do palco, mas tinha trabalho dia seguinte. A van fretada pelo grupo deixou-os em casa por volta das 4 horas da manhã, e logo cedo a maioria já estava trabalho, feliz da vida.
Para próximo ano o GR já faz seus planos, pretende levar um maior número de gays e simpatizantes e também a colocar um trio na avenida. É esperar pra ver.
O Grupo Respeito agradece aos amigos que receberam a visita dos seus diretores (Osman Sales, Cleo Freitas e Anderson Leal), quando estavam em busca de recursos par custear a viagem, em especial aqueles que colaboram para a viagem.

Apoio:
Prefeitura Municipal de Coroatá
Secretaria Municipal de Saúde
Casa Bezerra
Dra. Esther Moura
Paulo (da Secretaria de Finanças da PMC)

PS: Fiz mais de 300 fotos nesta Parada, mas infelizmente não estou conseguindo postar neste servidor, ou talvez seja pela velocidade da internet que em Coroatá tem estado péssima, mas assim que der eu posto aqui.

Nenhum comentário :